quinta-feira, 6 de maio de 2010

CEPPEC


O Ceppec (Centro de Produção, Pesquisa e Capacitação) é a consolidação de um sonho coletivo de agricultores familiares que vivem no assentamento Andalucia, no município de Nioaque, numa região de Cerrado no Mato Grosso do Sul. Foi em 1998, a partir dos conhecimentos locais e de novas idéias trazidas por oficinas da Ong Ecoa, que algumas famílias discutiram como diversificar a renda sem prejudicar o Cerrado. Com a consolidação das atividades, o grupo adquiriu autonomia e se organizou para fundar o Ceppec.

A experiência com frutos do Cerrado, como cumbaru, jatobá, pequi e bocaiúva, tornou-se um sucesso de mercado. Assim como a Oficina de Tecelagem que já é marca do Andalucia. As roupas, bolsas e peças utilitárias são confeccionadas com fiação artesanal, corantes e fibras naturais. Tudo isso foi aliado à educação ambiental, visitas a outras comunidades, turismo rural e técnicas diferenciadas de agricultura, como os Sistemas de Produção Agroflorestais (plantio consorciado de plantas nativas e tradicionais).

O assentamento Andalucia já é uma referência no estado de MS em função da proposta de diversificação das atividades rurais. O Centro de Produção, Pesquisa e Capacitação do Cerrado fortalece a agricultura familiar para uma atuação política frente às ameaças do avanço das fronteiras agropecuárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário